Ícone do site Blog da HF Consulting

Como fazer importação XML de maneira simples?

Notas fiscais saindo de um computador

Se sua empresa tem TOTVS PROTHEUS implantado não pode deixar de fazer importação XML através da ferramenta nativa da HF Consulting. O que já começa diferente de outros produtos no mercado como Arquivei, TOTVS Transmite, TOTVS colaboração, plataformas na web que possuem um conector para integrar ao Protheus.

O Gestão xml Protheus nasceu em 2010 dentro do Protheus versão 8.11, nota eletrônica 1.0. Funcionando assim ate 2018. Em 2018 tínhamos em torno de 50 funcionalidades rodando 100% TOTVS Protheus executando otimizações de processos em vários setores além do fiscal, através do poder do xml. Muitas empresas não tem ideia do que pode ser feito para rentabilizar, diminuindo erros e custos.

A partir dai, com mudanças constantes do governo com a NFE 1.0, 2.0,3.0 e 4.0 , criamos um cérebro na nuvem hospedado na AWS , maior empresa de cloud do mundo, onde passamos toda a inteligência de integração com governo sendo federal, estadual e município em nosso TSS na nuvem.

Assim com as mudanças de regras do SEFAZ e prefeituras alteramos um único local que reflete em todos as mais de 1000 empresas TOTVS PROTHEUS que utilizam o Gestão xml Protheus.

Desafios da importação XML no Protheus

Fizemos um estudo de mercado e vimos que não existia um padrão de integração para importação xml de notas de serviço. Pior, não existe API de comunicação com todas as
prefeituras.

Dai pra frente assumimos o desafio e demos início aos desenvolvimentos. Em 2024 estamos com 1000 prefeituras conectadas.

Com a importação de nota fiscal de serviço, percebemos que as prefeituras paravam de
funcionar, voltava e parava novamente. Em alguns casos mudavam de regras e outros
desligavam a comunicação.

Com isso desenvolvemos dentro do Protheus , uma sessão de monitoramento. Dentro dele
monitoramos o SEFAZ como Prefeituras. Porém com as prefeituras, nosso monitor monitora cada uma das 1000 integrações com cada cidade.

Abaixo uma tela dentro do Protheus monitorando a cidade de São Paulo.

E os problemas com as prefeituras?

Um dos maiores desafios em conseguir efetuar a importação XML no Protheus é a falta de preparo das prefeituras que não possuem API de conexão.

Continuando a saga das notas de serviço nos deparamos com mais de 3500 cidades que não possuem API. Com isso , desenvolvemos uma aplicação SAAS na nuvem chamado IMAGECONVERTER.

Em 2018, desenvolvemos junto nosso time web, a aplicação IMAGECONVERTER no qual
funcionários nossos, criam um layout de nota de serviço em menos de 3 minutos de forma
NO-CODE ou sem programação.

Ao mesmo tempo , dentro do Protheus , adicionamos mais um monitor de conversão de imagens de arquivos PDF para xml de forma padronizada. Conseguimos efetuar a importação xml ou importação de notas fiscais mais rápido do que API das Prefeituras. A comunicação com as prefeituras por API leva aproximadamente uma vez ao dia ou ate 3 vezes ao dia.

Já a conversão de imagem , no máximo de 10 minutos a 4 horas . Depende da configuração do robô no cliente no Gestão xml Protheus para conversão da imagem para texto.

Como é o Gestão XML Protheus em sua essência

Dando jus ao nome, o Gestão XML Protheus, hoje em 2024, tem mais de 100 funcionalidades nativas dentro do Protheus no qual sua empresa pode usufruir diminuindo custo operacional aumentando sua rentabilidade.

Criamos um conceito de cockpit, no qual além de funcionar 100% dentro do Protheus, o
usuário tem tudo em uma única tela. No momento da classificação da nota, usamos o conceito de NEXT, NEXT, FINISH.

Usuário consegue efetuar várias amarrações em cadastros no momento da classificação da nota. Sem ter que ir a outros menos do Protheus. Se você também deseja um portal na web para importar xml e arquivar xml, tem o Gestão xml nuvem.

Desenvolvido como por nós e hospedado na AWS. Ou seja, temos tudo que sua empresa precisa para o processo de importação xml sendo no Protheus ou nuvem como efetuar uma Gestão de notas fiscais completa para sua empresa.

Sair da versão mobile