Nota fiscal de entrada

NOTA FISCAL DE ENTRADA

Classificando nota fiscal de entrada de forma incorreta

Classificando nota fiscal de entrada de forma incorreta, independente de qual sistema de ERP esteja utilizando impacta em problemas fiscais e financeiros para empresa e alguns casos prisão dos donos e responsáveis.

Para clientes que utilizam o Protheus, integra com outros diversos módulos de forma nativa como compras, contabilidade, financeiro e fiscal.

Para clientes que utilizam um SAP, ORACLE o sistema possui integradores para seu perfeito funcionamento.

Não importa qual segmento de sua empresa, desde que tenha saída e entrada de nota fiscal, o uso incorreto traz várias consequências.

Agronegócio totvs
Manufatura totvs
Varejo
LOGISTICA
SAUDE
Trading
tecnologia totvs
Outros

Impacto de uma classificação de nota fiscal incorreta

Entrada de documentos fiscal eletrônico

As guias de impostos apuradas após classificação de nota fiscal de entrada incorreta, são gerados com valores superiores ou inferiores do que deveriam ser.

As retenções dos impostos são calculadas de forma incorreta comparando com os impostos do xml.

Com isso, sped fiscal, sped contribuições (sped fiscal), Reinf são gerados incorretos e enviado ao governo.

Por consequência a contabilização, caso contador não pegue no final do processo também gera de forma incorreta.

No final impacta no lucro de sua empresa, onde parte vai parar o governo junto com multas e juros corrigidos ao longo de 5 anos.

Dificuldades para entrada de nota fiscal eletrônica

TOTVS PROTHEUS

Falando do maior ERP do Brasil, conhecido como TOTVS PROTHEUS, ultimamente estamos vendo um aumento de clientes querendo terceirizar sua área fiscal justamente devido os impactos citados acima quando fiscalizados, além de uma alta rotatividade de profissionais.

Uma dificuldade que vimos ao longo de nossa experiência desde 1999 em TOTVS PROTHEUS é a falta de treinamento dos profissionais.  Mesmo que tenham experiência na área fiscal, mas não estão capacitados a operar o TOTVS PROTHEUS de forma incorreta.

Isso se agravou quando deu início em 2009 na nota fiscal eletrônica saindo do papel formulário para parte sistêmica gerando arquivos xml sendo enviado ao órgão chamado SEFAZ.

Em 2007 o governo lançou o SPED FISCAL, neste momento teve mais um agravamento de dificuldades sistêmicas que por falta de capacitação operacional no TOTVS PROTHEUS, clientes perdem seus lucros em fiscalizações.

Posteriormente venho o SPED CONTRIBUIÇÕES conhecimento como SPED PIS/COFINS e mais recentemente o REINF

O que não deve ser feito no momento de entrar com documento fiscal

TOTVS PROTHEUS

  • No momento de entrar com documento de entrada no TOTVS PROTHEUS e o sistema calcular os impostos quando informado a TES pelo usuário, não pode ser alterado de forma manual os campos de valores e percentuais de impostos
  • Alterar a descrição do produto no cadastro de produto no TOTVS PROTHEUS de forma entender sendo um outro produto que ja tinha sido enviado ao SEFAZ.
  • Alterar o NCM  do produto no cadastro de produto de uma referência(SKU)  no TOTVS PROTHEUS que ja tenha sido enviado em nota fiscal eletrônica e em speds.
  • Entrar com data de emissão diferente da data de emissão do xml da nota fiscal eletrônica.
  • Alterar o cadastro de TES , após ter calculado os impostos e gerando livro fiscal e enviado ao governo em forma de sped.
  • Alteração de impostos em cadastro de cliente, cadastro de fornecedor no TOTVS PROTHEUS  que ja tenha sido gerado livro fiscal e enviado sped também pode gerar problemas.

Impactos

TOTVS PROTHEUS

Em caso de um reprocessamento fiscal no módulo livros fiscais do TOTVS PROTHEUS e as notas não estiverem marcados para não serem reprocessadas, o sistema altera todo resultado de cálculos do passado. Isso em caso de usuários terem alterado TES, produto, fornecedor ou cliente.

Não precisamos nem comentar como ficara seu sistema TOTVS PROTHEUS em relação aos speds enviados e contabilidade.

Infelizmente estamos vendo muitos usuários em empresas de portes e segmentos diferente, entrando com notas fiscais eletrônicas de forma manual ,  alterando dados sem terem noção do impacto fiscal e financeiro que terá em uma fiscalização.

Caso sua empresa esteja passando por alguns dos pontos citados, contrate uma mão  de obra especializada em TOTVS PROTHEUS, com uma consultoria homologada.

MUNDO SISTEMICO DOS SPEDS

Cada vez empresas são dependentes de bons SOFTWARE que entendam sobre legislação brasileira. TOTVS PROTHEUS é o maior ERP do Brasil, tendo presença dentro do governo Brasileiro.

entrada de documento fiscal

Considerações finais

Se você se encaixa em um desses pontos acima preste atenção

Se você está fazendo uma destas alterações descritas para que os valores fiquem corretos, pare e converse com seu TI, para solicitar um treinamento.

Caso seu sistema esteja calculando valores incorretos de retenção, apuração e dados para sped, converse com TI para solicitar a correção dos problemas por alguma consultoria homologada TOTVS.

Cada vez mais somos procurados para clientes que ja possuem o TOTVS PROTHEUS para efetuar um trabalho de revitalização FISCAL.

Com isso, efetuamos o mapeamento das operações fiscais do cliente TOTVS PROTHEUS, reparametrizando o sistema, ajustando os castrados de forma correta, validando todas as operações e treinando os usuários.

Fale com a HFCONSULTING HOMOLOGADA TOTVS e deixe-nos ajudar a mapear seus processos fiscais, treinar usuários e revitalizar seu TOTVS PROTHEUS

Se tem interesse em terceirizar seu departamento fiscal pode falar com a HFBPO(Terceirização de departamentos operacionais) 

Fale conosco

Precisa de uma proposta de serviços referente a comércio exterior






    What is 4 + 5



    bloco k

    Sobre Bloco K , necessidades, processos envolvido, multas, implantação em ERP e muito mais sobre Bloco K Sped Fiscal

    Gestão de Entregas

    Saiba o que o módulo Gestão de entregas Totvs Protheus pode ajudar a sua empresa no gerenciamento e monitoramento de suas entregas

    Totvs rh

    Saiba das possibilidades que os Sistemas da TOTVS da linha Totvs RH, mais Plataformas de RH com Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Integração de Sistemas podem fazer em sua empresa. Fale conosco.

    Comentários

    Preenchimento obrigatório.
    Preenchimento obrigatório.
    E-mail inválido.
    Preenchimento obrigatório.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.